terça-feira, 12 de julho de 2011

Ele esta vindo, e agora?

Uma noite especial, clima a mais de mil, mimos, carinhos, declaracoes, chamegos, eu te amo pra ca eu te amo pra la, aquela dormida e um novo dia chega. Semanas, mes ou meses depois a cegonha, nossa querida amiga, da o ar de sua graca e BAM, eis que chega uma das criaturinhas mais fofas que Deus ja crio nesse mundo. Eu sou MAE ......
No primeiros dias a descoberta dessa novidade a mãe sente um MAR de emoções ate a chegada do pequeno, certo que a alegria e a primeira mas a duvida de "serei ou não uma boa mãe?" também é um sentimento que aflora na pele. Como vai ser? compro as coisas logo?o que comprar? posso segurar o bebe assim? e se ele engasgar? se ele não quiser mamar? se meu leite for fraco? o pai pode fazer o que?despois de quanto tempo posso mostrar ele? tudo que eu como faz mal pro bebe?
Bom, eu sou mãe, de um lindo bebe de três meses e algumas semanas e posso compartilhar um pouco da minha experiência com vocês que estão no começo dessa maravilhosa jornada. Antes de mas nada quero dizer a voce futura mamãe que não tenha vergonha de expor o que voce esta sentindo as pessoas a sua volta, ser mãe não e vergonha nenhuma, ok!
Primeiro, aceite TODA a ajuda que te oferecerem nos primeiros dias de vida do bebe, voce tem dois braços mas tem coisas que não da pra fazer com o bebe no colo. A familia nessa hora e bem vinda, isso inclui a participação do pai que e indispensavel!O pai pode se revezar com a mãe na hora do banho e de trocar fraldas, entre outras tarefas. Isso sem falar no apoio psicologico, que faz uma diferença enorme. Você estará debilitada, independente de como o parto for, estará sensível, chorar em momentos angustiantes não e crime mulherada, não e fácil no começo!!A dedicação é 100% e você não esta acostumada a isso. Então deixe o orgulho de lado e diga SIM a ajuda !
Segundo, sempre que poder converse com outros pais que também tem filhos pequenos, apesar dos conselhos da mãe ou da sogra serem experientes tem coisas que te acalmam vindo de alguém que esta na mesma estrada que você, acredite! Sera legal voce descobrir que voce nao foi a unica a colocar um espelho no nariz do bebe pra saber se ele esta respirando, ou se voce deixo entrar agua no olho dele durante o banho, se compro a pomada errada, etc. Este é um caminho de aprendizagem, errar faz parte mas tome cuidado, as vezes conselhos de "faça assim por que com o meu deu certo" não se enquadra ao seu bebe e seu estilo de vida. É muito facil ficar dividida entre um palpite de uma pessoa conhecida, uma amiga ou a pediatra, quem sabera se esta certo ou nao e voce! Afinal de contas quem fica 24h colado com o docinho e voce mamae !Na maioria das vezes, como você vai comprovar com o tempo, coração de mãe não se engana.
Terceiro, seu bebe esta dormindo faz 4h, seria um momento de descanso para voce mas o melhor a fazer tanto para ele quanto para voce e acorda-lo para MAMAR.
Pense da seguinte forma: "Estou com aquela gordurinha do lado mas nao posso fazer esforco, ir a academia nem pensar! So daqui 90 dias posso pegar no pesado, ate la o processo e lento de mais, o que sera que posso fazer?" Amamente! Vou te dizer o por que:
Voce perde ate 600 calorias so amamentando o bebe, sabia? Pois e!uma corrida na esteira por 30 minutos queima cerca de 200 calorias, nada mau perder 600 enquanto voce esta apenas sentada, nao? Seu corpo ganha entre 4-5 quilogramas durante a sua gravidez especificamente com a finalidade da amamentacao e producao de leite (lactacao). O peso extra costuma fica acumulado nas coxas para garantir que a mulher tera bastante gordura para queimar a fazer leite para o bebe, mas se voce nao der de mamar ao bebe, esse peso não vai embora… Claro que alem de amamentar uma caminhada, ate mesmo pra levar o beber para pegar sol no carrinho, ajuda muito no processo! Deixe de dizer que esta de repouso e nao pode caminhar, isso nao e desculpa nao ok? Para te ajudar na conquista pegue aquela sua roupa apertadinha favorita , olhe pra ela e diga: Me aguarde! rs..
Fora que para o bebe imuniza a criança contra infeccoes, favorece o desenvolvimento dos musculos faciais do bebe, fortalece o vinculo de voces dois, e e O remedio para o bebe.

Quarto, durma bem! Mas e bem meeeeeeeeeesmo! voce nao e uma maquina, precisara de um cochilo entre as dormidas do bebe. Durante o dia voce divide sua atencao com as roupas sujas no cesto, as fraldas, as trocas de fraldas, a atencao ao bebe, a locomocao na casa(mas o que isso tem haver? e que quando voce deixa o bebe no quarto dormindo e pensa " vo lavar aquela louca que fico na pia,ou , sentar na sala pra ver TV", voce corre se ele se mexer ou fazer um grunido e sai atropelando tudo, isso cansa!), uma visita inesperada entre milhares de outras coisas que so a cabeca de uma mae maquina... entao minha cara mamae no final do dia, isso quando voce dorme, estara exausta e eXtressada, entao nada melhor que deitar ao lado do seu bebe e durmir junto com ele, mesmo que ele durma so 15 minutos acompanhe-o tambem!


Bom, pra inicio e isso minha gente, quando eu criar coragem eu coloco um pouco mais de coisitas detalhadas pra amenizar o seu dia de mae, ok.
Enjoy

2 comentários:

  1. Amei!
    Tenho certeza que ajudara muitas mães de primeira viagem como nós.
    Realmente há um desgaste físico e emocional muito grande...é uma confusão...você esta frágil mas precisa ser forte (nessas duas vertentes) e dar conta!
    É inexplicável o sentimento de uma mulher quando dar a luz uma vida...Tudo muda e para sempre...no inicio tudo é um choque...pelo menos eu fiquei "anestesiada" por um tempo...olhava para o meu filho, sabia que era meu filho mas ao mesmo tempo tudo parecia um sonho...eu mãe!!!
    Como amadurecemos, desde a gravidez. É um processo muito gostoso de ser vivido, acredito que mesmo quando nao existem "dificuldades extras".
    O que deixo para finalizar é: Mãe é sinônimo de força, garra, amor, responsabilidade, mudança de vida, e muitas outras coisas q agora, com sono, nao me vem a memória...
    Que Deus ilumine nosso caminho e o dos nossos pimpolhos e pimpolhas e nos dê sabedoria diariamente para cria-los e educa-los!

    ResponderExcluir
  2. Sue... AMEI teu cantinho! Vou recomendar com certeza!
    E sei que você vai se sair muito bem nesse papel de Mãe viu!
    Grande beijo annieeee :**

    ResponderExcluir

A curiosa comenta. . .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...